Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: conquistas e desafios
Resumo
O processo de inclusão escolar ainda anda em passos lentos, mesmo havendo leis que obrigam as instituições de ensino e demais instituições públicas em incluir pessoas com necessidades educacionais especiais, esta realidade ainda está longe de ocorrer. A sociedade ainda é muito preconceituosa com esse público, o que acarreta na discriminação e exclusão destas pessoas. A melhor forma de incluí-las é através da educação, mas inclusão não se faz apenas com leis, faz-se necessário que os órgãos públicos, juntamente com a equipe escolar e professores se juntem e criem mecanismos para incluir estes alunos no ambiente escolar. O objetivo da presente pesquisa é verificar como ocorre a inclusão nas escolas, quais as dificuldades encontradas, as conquistas e os desafios ainda a serem vencidos no processo de inclusão. Tendo como metodologia a revisão bibliográfica, utilizando-se artigos da plataforma do periódico CAPES e Scielo, as buscas foram realizadas entre Julho a Setembro de 2016. As instituições de ensino devem melhorar suas estruturas para que sejam acessíveis, que haja professores qualificados para atender esses alunos, além de criar estratégias e recursos didáticos que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. A inclusão só ocorrerá de forma efetiva quando a escola e os professores se unirem para transformar a escola tradicional em uma escola inclusiva, que busca se qualificar e melhorar a cada dia para atender ás necessidades de seus alunos. O principal agente inclusor neste processo é o professor, ele é o responsável por criar e executar estratégias que, além de incluir os alunos com necessidades educacionais especiais com os demais alunos, devem facilitar e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos.                                                                                   Palavras-chave: ensino-aprendizagem, escola, professor.Referências
ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v.14 n.40, p.116-129, jan./abr. 2009.
BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Meditação, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/Constituicao.htm. Acesso em: 07 out. 2016.
DELLANI, M. P.; MORAES, D. N. M. Inclusão: caminhos, encontros e descobertas. Revista de Educação do Ideau - REI, v.7, n.15, 2012.
FRIAS, E. M. A.; MENEZES, M. C. B. Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino regular. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf. Acesso em: 18 out. 2016.
PUHLMANN, F. A inclusão social da pessoa com deficiência no Brasil: Como multiplicar este direito. Coordenação Instituto Para¬digma: Priscila Cardoso e Danilo Namo – São Paulo: Instituto Paradigma, 2008. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008.
RIPPEL, V. C. L.; SILVA, A. M. Inclusão de estudantes com necessidades especiais na escola regular. In: 1° Simpósio Nacional de Educação: XX Semana da Pedagogia – UNIOESTE, 2008. Cascavel/ PR, 10 a 12/nov. 2008, p. 1-16.
SILVA, F. N. R.; VOLPINI, M. N. Inclusão escolar de alunos com deficiência física: conquistas e desafios. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro- SP, v.1, n.1, p.18-29, 2014.
SOUZA, A. J.; PASSOS, C. M. B.; LISBOA, G. S.; SOUSA, L. S.; CARNEIRO, T. C. B. A inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e os desafios do docente em lidar com isso. Nº0 – ano 1 – Out/nov. 2011. Disponível em: http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/INCLUSAO_CRIANCAS_PORT_NEC_ESPECIAIS.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.