Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

A revista de Educação Tecnológica e Científica (Edutec) é um periódico científico vinculado ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Ariquemes do Instituto Federal de Rondônia, destinado a difundir resultados de pesquisas tecnológicas e científicas nas áreas de: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Ciências Humanas e Multidisciplinar. Principalmente aquelas desenvolvidas na região Amazônica. A Revista Edutec é publicada semestralmente, na qual constam trabalhos originais, em português, na forma de Artigos, Notas Científicas e  Artigos de Revisão.

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente via sistema eletrônico, na qual o autor que irá submeter o trabalho deve se cadastrar no sistema pelo endereço: https://revistaedutec.ifro.edu.br/index.php/revistaedutec/index.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os trabalhos enviados à EDUTEC devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico ou técnico.

São considerados, para publicação, os seguintes tipos de trabalho: Artigos Científicos, Notas Científicas e Revisões.

O trabalho deverá estar disposto no seguinte template, qual segue o link para obter o modelo para artigo científico e link para modelo de artigo de revisão

Os trabalhos são agrupados em áreas técnicas, cujas principais são: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos e Interdisciplinar.

O texto deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word ou compatível, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12 (sendo algumas exceções: o resumo do trabalho, citações diretas longas e  legenda das Tabelas e Figuras), folha formato A4, com margens de 2,5 cm no superior, 2,0 cm à esquerda 1,5 inferior e direita, com linhas numeradas de forma contínua.

Solicita-se que o nome dos autores não apareça no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados na página de cadastramento do artigo e dos autores no sistema, incluindo nome completo, endereço postal, filiação institucional, telefone e e-mail.

Modalidade de Publicação

  1. Artigos científicos

Trabalhos de pesquisa científica inédita e conclusiva. Deverá ter, no máximo, vinte e cinco páginas digitadas com espaçamento 1,5, incluindo-se Tabelas e Figuras. O texto deverá conter os seguintes itens:

  • Título, title, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos (não obrigatório), referências bibliográficas.

2. Notas científicas:

Trabalhos de pesquisa científica inédita, que seja recente e de interesse para uma rápida divulgação. Deverá ter no máximo: dez páginas digitadas em espaçamento 1,5, uma Tabela e uma Figura. O texto deverá conter os seguintes itens:

  • Título, resumo, title, abstract, texto (contendo introdução, material e métodos, e resultados e discussão), agradecimentos, referências bibliográficas.

 3.Revisões:

Texto sobre assunto específico o qual enfoca novos conceitos, hipóteses, discussões ou que promova a integração do conhecimento científico e tecnológico. Deverá ter no máximo vinte e cinco páginas digitadas em espaço duplo. O texto deverá conter os seguintes itens:

  • Título, title,resumo, abstract, texto de revisão e referências bibliográficas.

Organização do trabalho

Os trabalhos devem ser ordenados da seguinte forma:

  •  Título

Deve representar o conteúdo e o objetivo do trabalho e ter no máximo 20 palavras.

Deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, em negrito e justificado. 

Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas e símbolos.

  •  Nome dos autores

Grafar os nomes dos autores com letra inicial maiúscula, por extenso, separados por vírgula.

O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, correspondente à chamada de endereço do autor.

Os endereços dos autores devem ser apresentados abaixo dos nomes dos autores, contendo: Nome completo da instituição/Campus,CEP, cidade e país.

Imediatamente abaixo dos endereços deve ser colocado o termo “autor para correspondência” indicando o nome completo do autor e seu endereço eletrônico.

  •  Resumo

O termo Resumo deve ser grafado em negrito, com letra maiúscula e justificado. Deve conter entre 150 a 200 palavras, em parágrafo único e com espaçamento simples e fonte Times New Roman tamanho 10.

Deve ser elaborado de forma sucinta, contendo o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões.

Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas.

Incluir também o Abstract, acompanhado da tradução do título abaixo do título na língua vernácula.

  •  Palavras-chave

A expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, deve ser grafada em negrito, apenas com a letra inicial maiúscula e alinhada à esquerda.

Os termos devem ser separados por vírgula e iniciados com letra minúscula.

Devem ser no mínimo três e no máximo cinco, considerando-se que um termo pode possuir duas ou mais palavras. Não devem conter palavras que estejam presentes no título.

Incluir as keywords que devem ser no mínimo três e no máximo cinco, considerando-se que um termo pode possuir duas ou mais palavras.

  •  Introdução

A palavra Introdução deve ser justificada e grafada em negrito, com letra maiúscula.

Deve apresentar o referencial teórico, situando a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto, de modo a embasar a justificativa para a realização do trabalho.

No último parágrafo deve-se expressar o objetivo de forma coerente com o descrito no Resumo.

  •  Material e Métodos

A expressão Material e Métodos deve ser justificada e grafada em negrito, com letra maiúscula.

Deve ser organizado em ordem cronológica, e explicar os procedimentos de tal forma, que outro pesquisador possa repetir o experimento.

Deve apresentar a descrição do local e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.

Deve conter a descrição detalhada dos tratamentos e parâmetros analisados.

Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados.

As unidades de medidas e as suas abreviações devem seguir o Sistema Internacional.

Poderá ser dividida em subtítulos.

  • Resultados e Discussão

A expressão Resultados e Discussão deve ser justificada e grafada em negrito, com  letra maiúscula.

Os resultados devem ser apresentados com o mínimo julgamento pessoal.

Todos os dados apresentados em Tabelas ou Figuras devem ser discutidos.

Os dados das Tabelas e Figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos em relação aos apresentados por outros autores. As Tabelas e Figuras deverão ser apresentadas logo após sua chamada no texto, exceto quando o espaço da página não permitir. O título da Tabela constará na parte superior e o da Figura na parte inferior. Para a legenda das Tabelas e Figuras deve-se usar fonte de tamanho 10. Dados não apresentados não podem ser discutidos.

Não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.

As chamadas às Tabelas ou às Figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto em questão. Se as demais sentenças do parágrafo referirem-se à mesma Tabela ou Figura, não é necessária nova chamada.

Poderá ser dividida em subtítulos.

  •  Conclusões

O termo Conclusões deve ser justificado e grafada em negrito, com  letra maiúscula.

Devem ser apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo.

Devem ser elaboradas com base no objetivo do trabalho.

Não podem consistir no resumo dos resultados.

Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas.

  •  Agradecimentos

A palavra Agradecimentos deve ser justificada e grafada em negrito, com  letra maiúscula.

Devem ser breves e diretos, iniciando-se com "Ao, Aos, À ou Às" (pessoas ou instituições), descrevendo o motivo do agradecimento.

  •  Referências Bibliográficas

O termo Referências Bibliográficas deve ser justificada e grafada em negrito, com  letra maiúscula.

As referências no fim do texto deverão ser apresentadas em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco e espaçamento simples (1), conforme a norma da ABNT NBR 6023 vigente. Quando houver até três autores, todos devem ser indicados. Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos, porém, permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al. Segue alguns modelos de referência:

  1. Artigos em periódicos

AUTOR(ES). Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, n.º do volume, n.º do fascículo, página inicial-final e ano.

MOTA, J. H.; YURI, J. E.; RESENDE, G. M.; SOUZA, R. J. Similaridade genética de cultivares de alho pela comparação de caracteres morfológicos, físico-químicos, produtivos e moleculares. Horticultura Brasileira, Brasília, v.24, n.2, p.156-160, 2006.

VENTUROSO, L. R. et al. Relação de massa e localização do escleródio no solo com germinação carpogênica de Sclerotinia sclerotiorum. Summa Phytopathologica, Botucatu, v.40, n.1, p.29-33, 2014.

 1.1. Artigos de periódicos em meio eletrônico

AUTOR(ES). Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, n.º do volume, n.º do fascículo, página inicial-final e ano.

Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

BEN-YEPHET, Y.; BITTON, S. Use of a selective medium to study the dispersal of ascospores of Sclerotinia sclerotiorum. Phytoparasitica, v.13, n.1, p.33-40, 1985. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/BF02994435. Acesso em: 5 jun. 2012.

 2.Livro

2.1 Livro no todo

AUTOR(ES) DA OBRA. Título da obra: subtítulo  (se houver). Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. 

PRADO JÚNIOR, C. Evolução política do Brasil: colônia e império. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. 

LISBOA, C. D. J.; MATOS, J. L. M.; MELO, J. E. Amostragem e propriedades físico-mecânicas de madeiras amazônicas. Brasília: Ibama, 1993. 

Quando não há autor e sim um responsável intelectual, cita-se este responsável seguido da abreviação que caracteriza o tipo de responsabilidade entre parênteses: organizador (Org.), compilador (Comp.), coordenador (Coord.) ou editor (Ed.).

VALVERDE, S. R. (Ed.). Elementos de gestão ambiental empresarial. Viçosa: UFV, 2005.

2.2 Livro no todo em meio digital ou eletrônico 

AUTOR(ES) DA OBRA. Título da obra: subtítulo (se houver). Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação acrescidas da descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros). Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:

GODINHO, Thais. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

2.3. Capítulo de livro

AUTOR(ES) DO CAPÍTULO. Título do capítulo. Termo In: AUTOR(ES) DA OBRA. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Número ou volume, páginas inicial-final do capítulo.

PARRA, J. R. P. Consumo e utilização de alimentos por insetos. In: PANIZZI, A. R. P. Ecologia nutricional de insetos e suas implicações no manejo de pragas. São Paulo: Manole, 1991. p.9-65.

2.4 Capítulo de livro em meio digital ou eletrônico

AUTOR(ES) DO CAPÍTULO. Título do capítulo. Termo In: AUTOR(ES) DA OBRA. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Número ou volume, páginas inicial-final do capítulo acrescidas da descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros).Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão. Acesso em:

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Estômago. In: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Tipos de câncer. [Brasília, DF]: Instituto Nacional do Câncer, 2010. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/ wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/estomago/definicao. Acesso em: 20 jun. 2021.

MORFOLOGIA dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos seres vivos. [S. l.]: Planeta DeAgostini,c1998. CD-ROM 9

  1. Monografias, dissertações e teses

AUTOR. Título da obra. Ano. Categoria da titulação (Grau e Área de concentração) - Instituição, Cidade, Ano. 

MELLO, A. J. R. Produtividade e perdas na colheita de dois cultivares híbridos de milho em função da velocidade de semeadura.2006. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”, Jaboticabal. 2006.

5.1 Monografias, dissertações e teses em meio eletrônico

AUTOR. Título da obra. Ano. Categoria da titulação (Grau e Área de concentração) - Instituição, Cidade, Ano. Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:

COELHO, Ana Cláudia. Fatores determinantes de qualidade de vida física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16359/000695147.pdf?sequence. Acesso em: 4 set. 2009. 

  1. Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico

Os elementos essenciais são: autor, título da informação ou serviço ou produto, versão ou edição (se houver), local, data e descrição física do meio eletrônico. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. Além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

CONAB. Acompanhamento da safra brasileira: grãos: décimo segundo levantamento. 2011. Disponível em: http://www.conab.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2019.

CRUZ, J. C. Cultivo do milho. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo. 2006. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Milho/CultivodoMilho. Acesso em: 16 dez. 2020.

  1. Relatório Técnico

AUTOR(ES) DA OBRA. Título da obra: subtítulo  (se houver).  Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão. Acesso em:.

EMBRAPA. Resultado de pesquisa. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2008. 66p. (Documentos, 236).

SEVERINO, L. S.; LIMA, R. L. S.; BELTRÃO, N. E. M. Ger­minação e crescimento inicial de plântulas de pinhão manso em função do peso da semente. Campina Grande: Ministé­rio da Agricultura Pecuária e Abastecimento, 2006. 4p. (Comunicado Técnico, 309). Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/274845/1/COMTEC309.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

 8.Trabalhos apresentados em eventos (congresso, simpósio, reunião, etc.)

8.1. Publicação considerada no todo

NOME DO EVENTO (seminários, congressos, simpósios, entre outros). número (em algarismos arábicos), ano, Cidade onde se realizou o Evento. Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10., 1979, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná, 1979. 3 v.

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 37, 2019. Cuiabá. Anais  [...]. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Núcleo Regional Centro-Oeste, 2019. Disponível em: http://cbcs2019.sbcs.org.br/ Acesso em: 20 jun. 2021.

 8.2. Publicação considerada em parte

AUTOR(ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. Termo In: NOME DO CONGRESSO, n.º, ano, local de realização. Título da publicação... Local de publicação: Editora, data. Página inicial-final. Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

SOARES, T. S.; MACHADO, C. F.; MELLO, J. M.; VALE, A. B. Aplicação do método da árvore média estratificada em um remanescente de floresta semidecídua montana. In: CONGRESSO E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS, 6, 2000, Porto Seguro. Resumos técnicos... Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2000. p.244-245.

 9.Leis, Decretos e Portarias

São elementos essenciais: jurisdição, ou cabeçalho da entidade, em letras maiúsculas; epígrafe e ementa transcrita conforme publicada; dados da publicação. Quando necessário, acrescentam-se à referência os elementos complementares para melhor identificar o documento, como: retificações, alterações, revogações, projetos de origem, autoria do projeto, dados referentes ao controle de constitucionalidade, vigência, eficácia, consolidação ou atualização Para documentos online, além dos elementos citados acima deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituição. Acesso em: 1 jan. 2017

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 14 dez. 1997. Seção I, p.29514.

 Aspectos éticos e legais

Para estudos que exigem autorizações específicas (Comitê de Ética - CEPI ou CEUA, CONEP, IBAMA, SISBIO, CNPq, CNTBio, INCRA/FUNAI, EIA/RIMA, outros) informar o número do protocolo e a data de aprovação. É responsabilidade dos autores o cumprimento da legislação específica relacionada a estes aspectos.

 Normas de citação

As citações dos autores deverão ser realizadas no sistema autor-data. Neste sistema, o documento é mencionado pelo sobrenome do autor seguido do ano de publicação, de acordo com as condições em que é inserido no texto. Para citações diretas o sobrenome é inserido no texto sem parênteses, apenas com a inicial em maiúscula, e para chamadas indiretas devem-se usar parênteses, com todo o sobrenome do autor escrito em maiúsculo.

As citações deverão ser organizadas na forma de citação direta e indireta. As citações diretas são aquelas onde se reproduz literalmente um trecho de uma obra, preservando todas as suas características originais. Quando elas são de até três linhas deve ser inserida no corpo do texto e destacadas por aspas duplas.

“A concepção de sistemas agroindustriais ou de cadeias produtivas, ou de cadeias de valor, visualiza o agronegócio de forma integrada e inter-relacionada entre os diversos agentes que o compõem, bem como atividades efetuadas entre si.” (ARAÚJO, 2009, p. 33).

De acordo com Araújo (2009, p. 33) “Mesmo sabendo-os inteiramente interligados, os segmentos ‘antes da porteira’, ‘dentro da porteira’ e ‘após a porteira’ serão apresentados, a seguir, separadamente, como o objetivo didático de melhor compreendê-los.” 

As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte de tamanho 10, espaço simples e sem aspas.

Aqui serão apresentados os insumos principais, necessários à produção agropecuária em geral, tais como: máquinas, implementos, equipamentos e complementos, água, energia, corretivos de solos, fertilizantes, agroquímicos, compostos orgânicos, materiais genéticos, hormônios, inoculantes, rações, sais minerais e produtos veterinários. (ARAÚJO, 2009, p. 33).

Para Araújo (2009, p. 33),

Esse insumo natural, indispensável à vida, não tem sido tratado devidamente como insumo agropecuário. Essa ausência de abordagem é devida ao fato de, no Brasil, a água ter sido um recurso abundante e disponível gratuitamente e de difícil título de propriedade por parte de empresas. Porém, à medida que a natureza é alterada pelo homem e que crescem as áreas cultivadas e as cidades, a água começa a se constituir em recurso escasso e já tem sido motivo de contendas e processos judiciais.

As citações indiretas são aquelas que ocorrem quando o autor do trabalho, se baseia em outros autores. Tem a liberdade de usar suas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto original. A ideia, entretanto, continua sendo do autor consultado, sendo necessário citar a fonte para dar o crédito devido.

Os sistemas agroindustriais devem ser concebidos como uma cadeia, onde estão integrados e inter-relacionados entre os diversos atores que os compõem. Esses atores são distribuídos ao longo da cadeia e podem ser separados em segmentos antes da porteira, dentro da porteira e após a porteira. (ARAÚJO, 2009).

Alguns exemplos são apresentados a seguir:

Os designativos: Filho, Júnior, Neto, Sobrinho, seguem o sobrenome dos autores. Exemplos:

MARCOS FILHO

ALMEIDA JÚNIOR

SILVEIRA NETO

DAVI SOBRINHO

1. Um autor

Devido a sua rusticidade, a cultura adapta-se a condições edafoclimáticas muito variáveis, como regiões secas (HELLER, 1996).

Garcia (1992), não verificou diferenças na altura final de plantas em função da alteração na época de semeadura.

 2.Dois autores

Nos apotécios são produzidos os ascósporos, principal fonte de inóculo do patógeno (SUN; YANG, 2000).

Roncatto e Viecelli (2009) verificaram menor desenvolvimento do milho quando cultivado sobre resíduos de girassol.

 3.Três ou mais autores

Citações com três ou mais autores, listar apenas o sobrenome do primeiro autor e utilizar "et al." (não itálico) seguido do ano de publicação. 

Segundo Arruda et al. (2004), a cultura exerce um papel importante na proteção do solo...

A soja ocupa uma posição privilegiada entre as oleaginosas, devido aos elevados teores de óleo e proteína (RANGEL et al., 2004).

 4.Duas ou mais obras na mesma citação

Deve-se listar as citações em ordem cronológica, separadas por ponto e vírgula(;), seguidos do ano de publicação.

....fatores ambientais, os quais incluem temperatura, umidade do solo e a intensidade de luz (LIU; PAUL, 2007; WU; SUBBARAO, 2008).

A cobertura do solo pode funcionar como barreira física, reduzindo a entrada de luz necessária à formação dos apotécios (GÖRGEN et al., 2009; PAULA JÚNIOR et al., 2009).

 5.Trabalhos de mesmo autor e ano

As citações de trabalhos, de um mesmo autor, publicados no mesmo ano devem ser distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data, sem espaço.

...redução do poder germinativo também são encontrados em sementes de pinhão manso (NEVES et al., 2009a).

Neves et al. (2009b) observaram germinação de 35,3% em sementes de pinhão manso...

 6.Coincidência de autores

Quando coincidir o sobrenome de autores, devem ser acrescentadas as iniciais dos prenomes, para distingui-los.

Barbosa, C. (2012)

Barbosa, M. (2012)

 Processo de avaliação dos artigos

Os artigos serão submetidos à leitura do Editor e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista. Assim, são devolvidos aos autores os trabalhos que:

  • Configuram-se como relatos de experiência;
  • Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
  • Apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;
  • Não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;
  • Possuem excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;
  • São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;
  • Não possuem a forma de trabalho científico usualmente praticado em periódicos;
  • Não cumprem as normas da revista para submissão dos artigos (formatação, citações, referências...).

Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela revista, em outra oportunidade. Os trabalhos que não apresentarem estas características serão considerados aptos para a análise pelos revisores.

A avaliação ocorrerá aos pares. O trabalho será encaminhado sem a identificação do autor a, no mínimo, dois revisores ad hoc da área temática específica do trabalho. Os revisores podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses será justificada por um parecer descritivo. Para publicação do trabalho na Revista Edutec, torna-se necessário pelo menos dois pareceres positivos por parte dos revisores.

 

ARTIGOS GERAIS

Polí­tica padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.