Pressupostos teórico-metodológicos da ambientalização curricular no ensino superior
Abstract
A relação da sociedade com a natureza sempre foi ambígua, de um lado, gerou grandes transformações tecno-científica e de outros desequilíbrios ambientais. Os organismos multilaterais e as legislações de políticas educacionais brasileiras legitimaram a inserção da temática ambiental nos currículos das universidades públicas. Objetiva com este artigo analisar os pressuposto-metodológico da Rede Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). A metodologia utilizada foi a revisão de bibliografia e análise de documentos. Os resultados obtidos, foi que rede ACES no ensino superior legou, entre outras coisas, definições sobre um currículo ambientalizado e a possibilidade de medir o grau de ambientalização de um currículo por meio de suas características. Conclui-se que os pressupostos estabelecidos da rede ACES possibilita uma melhor qualidade da formação acadêmica e uma melhor relação da sociedade ao meio ambiente. No entanto, é necessário o avanço de novos conceitos, procedimentos e valores para uma melhor relação dos sujeitos com o meio ambiente na região amazônica.Downloads
Published
2022-06-23
Issue
Section
ARTIGO DE REVISÃO