Evasão e permanência no ensino superior no Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte

Authors

  • Danielli Vacari de Brum
  • Danielly EponinaSantos Gamenha
  • Maria Beatriz Souza Pereira

Abstract

O presente artigo apresenta uma análise das razões de permanência e evasão dos alunos do Curso Superior em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte. A coleta de dados foi baseada em métodos qualitativos e utilização de questionário estruturado com questões abertas e fechadas. A população investigada foi composta de aproximadamente 180 acadêmicos matriculados e frequentes no ano de 2016 e a amostra mí­nima (n) em função do erro (e) foi constituí­da por 80 (oitenta) alunos, onde se utilizou o erro amostral de 10% e percentual estimado de 0,5. Utilizamos o software Sphinx Léxica que compreende a realização de pesquisas em todas as suas etapas: concepção e edição do questionário, entrada das respostas e apuração e análise estatí­stica (tabulações simples e cruzadas). Quanto aos resultados foi observado que a maioria dos pesquisados ingressaram no curso de Gestão Pública para obter o ní­vel superior (37,5%) e para formação na carreira pública (48,8%). Os principais fatores que levam os alunos a permanecer são os laços com o IFRO (71,3%), o relacionamento entre professores (90%) e servidores (74%) e a motivação familiar (52,5%). As principais causas de desistência foram problemas pessoais (51,2%), saúde (46,3%), desinteresse e desmotivação (43,8%) e dificuldade financeira (31,3%). Desta forma o Instituto Federal de Rondônia, utilizando seus programas de assistência, deve procurar os alunos trabalhadores, pois as dificuldades financeiras, problemas pessoais e saúde são questões que podem ser amenizadas pela instituição com os programas ofertados. Com tudo isso, a gestão do IFRO tem que se mobilizar para construir um caminho sólido para o fortalecimento do aluno no curso, utilizando mecanismos de comunicação, dinâmicas e entrevistas individualizadas para a instituição prosseguir no caminho da educação eficiente e eficaz. Palavras-chave: Desistência escolar, cursos superiores, polí­ticas públicas.

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Published

2017-12-09

Issue

Section

CIÊNCIAS HUMANAS