DIAGNÓSTICO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA INFORMÁTICA NO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORA CORALINA - ARIQUEMES / RO
Abstract
Vivencia-se um momento de disseminação de larga escala da ferramenta tecnológica. No entanto, o impacto das mudanças que ela poderia provocar ainda não ocorreu de forma esperada na esfera educacional. Dentro de uma perspectiva atualizada, tem a escola o desafio de oferecer uma aprendizagem significativa com ambientes interativos e o professor de interpretar e reinventar o seu mundo com possibilidades do acesso de navegar ao novo para confrontar assim a mudança real que venha emancipar, transformar e acompanhar pedagogicamente esse processo de mediação. Para compreender o impacto causado, este estudo idealizou conhecer a realidade como os educadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina estão criando o seu espaço e de que forma estão sendo viabilizadas as suas práticas pedagógicas através da informática. O uso da informática na área educacional é bem mais complexo que a utilização de qualquer outro recurso didático até então conhecido. Através dela é possível comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos, simular fenômenos, entre muitas outras ações. Nenhum outro recurso didático possui tantas oportunidades de utilização. Percebeu-se que há uma necessidade de problematizar essas práticas educacionais a fim de mostrar caminhos alternativos, tentando amenizar as angústias do cotidiano, partindo então para um possível aperfeiçoamento dessa práxis através da contribuição da informática com a perspectiva de novas propostas para possibilitar abertura de um leque que possa obter a construção de uma política de valorização e de qualidade de ensino.Published
2014-10-10
Issue
Section
ARTIGOS GERAIS