Pressupostos teórico-metodológicos da ambientalização curricular no ensino superior

Autores

  • Nathan Lima da Silveira Professor EBTT/IFRO, campus Ariquemes/ Mestrando em Educação UNIR, Porto Velho. https://orcid.org/0000-0001-8854-1116
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho, PPGEE/Prof. e PPGE/MEDU https://orcid.org/0000-0002-2950-9033
  • Aparecida Margarida Moreira Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho, Mestranda PPGE/MEDU

Resumo

A relação da sociedade com a natureza sempre foi ambígua, de um lado, gerou grandes transformações tecno-científica e de outros desequilíbrios ambientais. Os organismos multilaterais e as legislações de políticas educacionais brasileiras legitimaram a inserção da temática ambiental nos currículos das universidades públicas. Objetiva com este artigo analisar os pressuposto-metodológico da Rede Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). A metodologia utilizada foi a revisão de bibliografia e análise de documentos. Os resultados obtidos, foi que rede ACES no ensino superior legou, entre outras coisas, definições sobre um currículo ambientalizado e a possibilidade de medir o grau de ambientalização de um currículo por meio de suas características. Conclui-se que os pressupostos estabelecidos da rede ACES possibilita uma melhor qualidade da formação acadêmica e uma melhor relação da sociedade ao meio ambiente. No entanto, é necessário o avanço de novos conceitos, procedimentos e valores para uma melhor relação dos sujeitos com o meio ambiente na região amazônica.

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Publicado

2022-06-23