Eficácia de diferentes métodos de revisão de conteúdo da disciplina de ciências

Autores

  • Tauana Danieli Pereira da Silva
  • Gisele Renata de Castro
  • Thassiane Telles Conde

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem requer a utilização de alternativas que permita ao aluno ter acesso ao conhecimento. As aulas teóricas precisam ser acompanhadas de métodos que possam auxiliar o aluno a fixar conhecimento. Sabendo que os alunos são diferentes e tendem a aprender de forma diferente, o presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da metodologia de revisão de conteúdo no auxí­lio à fixação de conceitos trabalhados teoricamente: exercí­cios de fixação, jogos ou atividades práticas. Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aní­sio Teixeira, Ariquemes - RO, com as turmas do 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental. Foi possí­vel verificar que os métodos de ensino podem interferir no processo de ensino-aprendizagem, mas de acordo com a média final de cada turma, o resultado não é tão significativo a ponto de determinar a adoção de uma metodologia especí­fica, mas destaca a necessidade do atrelamento entre a teoria e a prática. Deve-se atrelar os conteúdos entre a teoria e a prática, para que assim os alunos possam assimilar os conteúdos de uma forma mais eficaz, sendo que os alunos tendem a aprender de forma distinta e cabe ao professor lecionar com qualidade e se adequar às necessidades educativas das crianças. Palavras-chave: Experimentos, jogos lúdicos, ensino-aprendizagem.

Referências

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Quí­mica Nova na Escola, n.10, p.43-49, 1999.

MAYER, K. C. M.; PAULA, J. S.; SANTOS, L. M.; ARAíšJO, J. A. Dificuldades encontradas na disciplina de Ciências Naturais por alunos do ensino fundamental de escola pública da cidade de Redenção - PA. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, v.3, n.6, p.230-241, 2013.

MODESTO, M. C.; RUBIO, J. A. S. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v.5, n.1, p.1-16, 2014.

POLANCZKY, C.; VENZKE, T. R. F.; GíœLLICH, R. I. C. Observando a proliferação e estrutura de fungos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental. In: VI ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA - EREBIO-SUL, 6, 2013, Santo Ângelo - RS. Anais... Santo Ângelo: URI, 2013. p.1-5.

PRIGOL, S.; GIANNOTTI, S. M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇíO: XX SEMANA DA PEDAGOGIA, 1, 2008, Cascavel - PR. Artigos... Cascavel: UNIOESTE, 2008. p.1-12.

REGINALDO, C. C.; SHEID, N. J.; GíœLLICH, R. I. C. O ensino de ciências e a experimentação. In: IX ANPED SUL, SEMINíRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇíO DA REGIíO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul - RS. Trabalhos Completos... Caxias do Sul: UCS, 2012. p.1-13.

SILVA, S. M.; RITTER, N. S.; SOARES, R. M.; SOARES, N.; SÓRIO, A.; GOLLE, D. P. A visão dos discentes quanto as aulas experimentais em ciências. In: XVI SEMINíRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇíO DO MERCOSUL, 16, 2014, Cruz Alta - RS. Artigos... Cruz Alta: UNICRUZ, 2014. p.1-9.

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v.7, n.1, p.11-19, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-09

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS