Ensino-aprendizagem da lí­ngua inglesa na segunda fase do ensino fundamental: uma abordagem crí­tico reflexiva sobre a prática docente

Autores

  • isac Rocha DA SILVA
  • FRANCISCO ROBERTO DA SILVA DE CARVALHO

Resumo

A lí­ngua inglesa é reconhecidamente nos dias atuais como lí­ngua franca mundial. Esta posição lhe confere um importante papel nas relações socioculturais, polí­ticas e econômicas entre as diversas nações do mundo. Assim sendo, o ensino da referida lí­ngua estrangeira nas escolas é de suma importância para inserir o educando no mundo plurilí­ngue e pluricultural. Nesse processo, a qualificação do professor de lí­ngua inglesa é fator fundamental para que se alcance um ensino de qualidade e que possa produzir aprendizagem efetiva. Frente a isso, o presente trabalho objetivou investigar a qualidade do ensino de lí­ngua inglesa praticado no municí­pio de Monte Negro - Rondônia, com ênfase na prática docente, utilizando-se como metodologia, pesquisa exploratória por meio de revisões bibliográficas e pesquisa de campo, no qual teve como sujeitos dez professores da referida área, nas seis escolas que integram a rede pública municipal de ensino das zonas urbana e rural. Os resultados apontam que a formação docente inicial e continuada, aliada ao suporte pedagógico, seria decisivo para qualificar o processo de ensino e aprendizagem de lí­ngua inglesa, considerando que o professor precisaria desenvolver não apenas o domí­nio pleno das habilidades na lí­ngua que ensina, mas, sobretudo, conhecer e saber aplicar as metodologias e abordagens que norteiam o ensino de lí­ngua estrangeira, com o objetivo de orientar a construção do conhecimento do educando de maneira significativa e interativa, valorizando-o assim, como ser social. Nesse contexto, os sistemas de ensino e a escola devem prover estrutura e qualificação profissional ao professor para que este possa desempenhar de maneira satisfatória suas funções. Palavras-chave: lí­ngua franca, pluricultural, qualificação do professor, aprendizagem efetiva.

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Publicado

2017-05-18

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS