Processo avaliativo educacional no Brasil: uma revisão a partir do processo histórico e do marco legal

Autores

  • Francisco Magalhães de Lima
  • Reginaldo Diogenes de França
  • Juliana Martins Godin

Resumo

Este artigo procura refletir sobre os caminhos percorridos pelos métodos de avaliação escolar no Brasil. Motivados pelas provocações oriundas das discussões da disciplina sobre Avaliação, no Mestrado Profissional em Educação Escolar, da Universidade Federal de Rondônia, no ano de 2014, procuramos entender como o processo avaliativo se constituiu historicamente na educação brasileira.  Num primeiro momento, expomos uma revisão do processo histórico percorrido por esses métodos até a década de 1990, considerando-se aspectos antropológicos e influências dos modelos internacionais nas práticas avaliativas adotadas atualmente. Em um segundo momento, serão expostos e analisados alguns princí­pios norteadores e implicações presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, concernentes às práticas adotadas em sala de aula, principalmente no âmbito do ensino básico. A revisão bibliográfica de autores que fazem uma leitura crí­tica da construção histórica do processo avaliativo no Brasil permite enxergar aspectos significativos para um entendimento mais global da educação. O tema avaliação educacional pode ser abordado através de diferentes enfoques teóricos englobando processos, métodos e sistemas especí­ficos. No senso comum, o termo “avaliação†é geralmente relacionado a instrumentos de medida pontuais, presentes no cotidiano escolar por centenas de anos, associado a padrões rigorosos e pouco claros. Entender o processo avaliativo de forma descontextualizada pode nos levar à formulação de propostas que não atinjam os objetivos pretendidos, contribuindo mais para uma visão restritiva. Por outro lado, o entendimento contextualizado da avaliação nos permite rever processos e construir propostas mais coerentes com os desafios educacionais contemporâneos. Em nosso percurso analí­tico encontramos uma dicotomia entre o que é proposto no âmbito legal e a forma como a avaliação é concebida e aplicada na prática. Palavras-chave: história da avaliação, LDB, educação.

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Publicado

2016-11-08

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS