Perfil e perspectivas do aluno do curso técnico integrado em agropecuária do IFRO – Campus Ariquemes

Autores

  • Quezia da Silva Rosa IFRO
  • Fernando Alves da Silva
  • Vagner Schoaba
  • Bianca Lauane Melo Santana
  • Mayko da Silva Fernandes

Resumo

Para formar o profissional que estará pronto para ser inserido no mercado de trabalho ou para empreender no seu próprio negócio ou ainda, na sua unidade de produção, se faz necessário que se saiba qual seu perfil e suas perspectivas, pois é preciso conhecer sua origem, sua experiência, seus anseios e suas dificuldades. Assim, o objetivo deste artigo é analisar e traçar o perfil dos alunos do curso técnico integrado em agropecuária do IFRO – Campus Ariquemes, bem como suas perspectivas para o término do curso. A pesquisa descritiva foi realizada com quarenta dos noventa e oito alunos do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária – Turma 2016, no perí­odo de fevereiro a março do corrente ano. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados se deu através de planilhas. Os resultados apontam que o curso técnico integrado em agropecuária do Campus Ariquemes atende prioritariamente a Região do Vale do Jamari e que é composto por maioria de alunos oriundos da zona urbana. Os alunos do sexo masculino em sua maioria são oriundos da zona rural enquanto que as do sexo feminino são em sua maioria, provenientes da zona urbana. A maioria dos alunos possui propriedade rural na famí­lia. O prosseguimento dos estudos foi apresentado como a maior expectativa dos alunos que ainda que pretendam trabalhar ou voltar para a propriedade rural, estão dispostos a ingressar no ní­vel superior. Em se tratado de verticalização do ensino, os alunos pesquisados manifestam desejo em prosseguir pela área de agropecuária. Palavras-Chave: ensino técnico, trabalho, caracterí­sticas dos alunos, institutos federais.

Referências

ALVES, L. A. M. Ensino técnico: uma necessidade ou uma falácia? Notas para a compreensão da filosofia do ensino técnico em Portugal e no Brasil. Hist. Educ., Santa Maria , v. 17, n. 41, p. 103-122, Dec. 2013. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 mai. 2016

AGUILAR FILHO, H. A. O atraso econômico e a matriz institucional brasileira: uma abordagem a partir de Douglass North e Raymundo Faoro. 2004. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientí­fico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRASIL. Lei 11.892 de 29 de Dezembro de 2008. Diário Oficial da União - Seção 1 - 30/12/2008, Página 1.

CONIF. Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientí­fica e Tecnológica. Inaugurado 41 novos campi da Rede Federal. Disponí­vel em: <http://portal.conif.org.br/ultimas-noticias/963-inaugurados-41-novos-campi-da-rede-federal.html> Acesso em: 26 de mai. 2016.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Cidades – 2014. Disponí­vel em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun= 110025> Acesso em 08 mai. de 2016.

IFRO. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Plano Estratégico de permanência e êxito dos estudantes do IF Rondônia. Porto Velho: IFRO, 2016.

______. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Polí­tica de Assistência Estudantil– PAE. Porto Velho: IFRO, 2011.

______. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014 - 2018, Disponí­vel em <http://ifro.edu.br>. Acesso em 22 abr. de 2016.

LIM, S; CHEOL E. H, PETER J. U; MARCUS K. Preferential detachment during human brain development: age-and sex-specific structural connectivity in diffusion tensor imaging (DTI) data. Cerebral Cortex, v. 25, n. 6, p. 1477-1489, 2015.

MAZETO, W. O. Reprovação, a vilã do atraso escolar: depoimento. [16 de set. 2013]. Paraná: Gazeta do Povo. Entrevista concedida à Antoniele Luciano.

MEC. Catalogo Nacional de Cursos Técnicos. 2008. Disponí­vel em <http://www.ifro.edu.br/index1.php>. Acesso em 25 abr. de 2016.

______. Expansão da Rede Federal. Disponí­vel em: <http://institutofederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal> Acesso em 13 mai. de 2016.

NEVES, E. O. Educação Profissional e Empreendedorismo: Relatório de Pesquisa sobre a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária o IFNMG – Campus Januária. Disponí­vel em: <http://200.131.5.230/semad/wp-content/uploads/2014/09/EPE.pdf>. Acesso em 17 ago. 2015.

SILVA, F. A; WATANABE, C. Y. V; CAVALCANTE, F. R. C. Perfil dos servidores do Instituto Federal de Rondônia – IFRO:

uma análise a partir da teoria do Suporte Organizacional e do uso de geotecnologias, PPGA, 2015.

PENTEADO, F. MARTINS D. Agentes Pedagógicos para o ensino de Lógica com interações baseadas no perfil do aluno e em Objetos de Aprendizagens. Disponí­vel em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RFZtSfA8SBsJ:xitaocrazy.googlecode.com/svn/trunk/Mestrado/Tema%2520de%2520Disserta%25C3%25A7%25C3%25A3o/Artigos/artigo_tutor_pedagogico_Vrs_06_09_2010.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b> Acesso em: 16 de mai. de 2016.

SPARTA, M; GOMES, W. B. Importância atribuí­da ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 6, n. 2, p. 45-53, 2005.

SILVEIRA, R. J. (Coord.). Perfil do aluno. Londrina: PROPLAN, 2005.

Downloads

Publicado

2016-11-08

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS