Breve revisão da atuação do psicólogo escolar no Brasil

Autores

  • Vanessa Aparecida Alves de Lima UNIR
  • Vanessa Milani Labadessa IFRO

Resumo

O presente artigo, ao que faz uma breve revisão do contexto da psicologia escolar no Brasil, apresenta os processos de compreensão da queixa escolar historicamente e a atuação do psicológico escolar frente ao mesmo. Para tanto, apontamos aqui as implicações da psicologia escolar nos processos de conceber e discutir a queixa escolar, com vistas à superação do fracasso escolar, com enfoque nas formas de atuação dos profissionais da psicologia nesse processo. Nosso objetivo com esta revisão teórica é demonstrar as transformações ocorridas na postura teórica e principalmente na prática dos profissionais da psicologia escolar no Brasil a partir da década de 1980 quando obras transformadoras possibilitaram mudanças na postura teórica de compreensão do fracasso escolar, bem como da organização institucional da escola e da prática dos profissionais da psicologia educacional e escolar quanto à compreensão de que, a abordagem clí­nica individual da psicologia escolar não mais contemplava os aspectos sociais construí­dos historicamente no cotidiano das escolas, sendo necessário compreender o dia a dia, o fracasso escolar e as estratégias pedagógicas na relação construí­da entre os atores escolares. A partir de então se passou a repensar o papel institucional da escola e de seus atores, especialmente na produção do fracasso escolar. Para testemunhar tais transformações, nos dedicamos, nesta revisão bibliográfica, a destacar obras que registram, a partir da década de 1990, a ação de psicólogos escolares por todo o Brasil na perspectiva crí­tica da psicologia escolar. Nossa revisão aponta uma modificação da postura do psicólogo escolar para intervenções crí­ticas que propõem a prática dialógica, buscando a compreensão da complexidade do cotidiano da instituição escola e a participação de todos os atores escolares na construção da dinâmica institucional.Palavras-chave: psicologia escolar, queixa escolar, psicologia crí­tica.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. 10. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007. 128p.

ARAíšJO, U. F. A construção de escolas democráticas: histórias sobre a complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002. 256p.

CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D.; OLIVEIRA, R. D. A vida na escola e a escola da vida. 14. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998. 96p.

CHECCHIA, A. K. A. Desafios de uma intervenção com base numa perspectiva crí­tica em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v.14, n.2, p.379-380, 2010.

CHECCHIA A. K. A.; SOUZA, M. P. R. Queixa escolar e atuação profissional: apontamentos para a formação de psicólogos. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. M. (Org.). Psicologia Escolar: teorias crí­ticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 105-137.

EIDT, N. M.; TULESKI, S. C. Discutindo a medicalização brutal em uma sociedade hiperativa. In: MEIRA, M. E. M.; FACCI, M. G. D. (Org.). Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p.221-243.

FREIRE, K. E. S.; VIEGAS, L. S. A atuação do psicólogo nos serviços de saúde e assistência social frente a demanda escolar. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Escolas para Todos: polí­ticas públicas e práticas dos psicólogos. 2015. São Paulo. Resumos... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000. p.16.

HARPER, B.; CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D.; OLIVEIRA, R. D. Cuidado, escola! Desigualdade, domesticação e algumas saí­das. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. 117p.

JOHNSON, L. F. Avaliação de alunos com dificuldades de aprendizagem: refazendo caminhos. In: LIMA, V. A. A.; PEREIRA, R. M. C. (Org.). Recortes teóricos práticos da psicologia. Curitiba: CRV, 2011. p.23-39.

LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009. 314p.

LEIBIG, S.; RAMOS, L. F. M. Virando o jogo da educação. Moral e ética em ação na escola. São Paulo: Alprint, 2007. 120p.

LEITE, L. F.; TADA, I. N. C.; LIMA, V. A. A. Conhecendo o ex-psicólogo escolar. O psicólogo deixa de atuar na escola: o que está acontecendo? Revista Pesquisa & Criação, v. 9, Edição Especial, p.430-436, 2010.

LIMA, S. Z. Construindo papel do psicólogo escolar na APAE Eunápolis – BA, descontruindo prática clí­nica. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. COMPROMISSO ÉTICO-POLíTICO COM A EDUCAÇíO. 2013, Uberlândia (MG). Resumos... Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MG.

LOPES, L. F. Medicalização de crianças com queixa escolar. O Núcleo de Atenção à Saúde da Famí­lia (NASF): uma análise crí­tica. 2013. 114 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Mestrado do Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.

MACHADO, A. M. Plantão Institucional: um dispositivo criador. In: MACHADO, A. M.; FERNANDES, Â. M. D.; ROCHA, M. (Org.). Novos possí­veis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p.117-143.

MACHADO, A. M. Relato de uma intervenção na escola pública. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p.93-103.

MEIRA, M. E. M. Psicologia Escolar: pensamento crí­tico e práticas profissionais. In: TANAMACHI, E. R.; PROENÇA, M.; ROCHA, M. L. (Org.). Psicologia e educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p.35-71.

MININ, J. C.; LEITE, L. F. Compreendendo a queixa escolar em uma perspectiva crí­tica: relato de experiência junto a um grupo de crianças. In: LIMA, V. A. A.; PEREIRA, R. M. C. (Org.). Recortes teóricos práticos da psicologia. Curitiba: CRV, 2011. p.9-22.

MORCILLO JUNIOR, R. G.; PEREIRA, S. S. A psicologia escolar no municí­pio de Guarujá: práticas em construção. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Escolas para Todos: polí­ticas públicas e práticas dos psicólogos. 2015, São Paulo. Resumos... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie. p.20-21.

MOURA, J. O. et al. As novas perspectivas em psicologia escolar: relato de uma intervenção em uma escola pública municipal. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Escolas para Todos: polí­ticas públicas e práticas dos psicólogos. 2015. São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie. p.615-631.

MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisí­vel: crianças que não aprendem na escola. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2005. 256p.

MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. Preconceitos no cotidiano escolar: a medicalização do processo ensino-aprendizagem. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SíO PAULO (CRPSP); Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: Conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indiví­duos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. 258p.

PATTO, M. H. S. Exercí­cios de Indignação: Escritos de Educação e Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p.193-201.

PATTO, M. H. S. Da psicologia do “desprivilegiado†à psicologia do oprimido. In: PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p.257–296.

PEREIRA, A. A. S. A experiência da psicologia na UATI: formação acadêmica e benefí­cios. In: X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: Caminhos trilhados, caminhos a percorrer. 2011, Maringá (PR). Anais... Universidade Estadual de Maringá, Maringá (PR). p.248-260.

PINTO, M. N. Caminhos e descaminhos da atuação de uma psicóloga escolar. In: LIMA, V. A. A.; PEREIRA, R. M. C. (Org.). Recortes teóricos práticos da psicologia. Curitiba: CRV, 2011. p.61-89.

PROENÇA, M. A queixa escolar e o predomí­nio de uma visão de mundo. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p.19-37.

REIS, C. L. Atendimento à queixa escolar com adolescentes: violência contada em história. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. COMPROMISSO ÉTICO-POLíTICO COM A EDUCAÇíO. 2013, Uberlândia (MG). Resumos... Uberlândia (MG): Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

REZENDE, P. C. M.; LIMA, C. P.; NAVES, F. F.; SILVA, M. B. Quando a psicologia escolar crí­tica vai à escola. Psicologia Escolar e Educacional, v.14, n.1, p.171-173, 2010.

SADDY, B. S. Conversa franca – construindo espaços de escuta entre professor e alunos. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Escolas para Todos: polí­ticas públicas e práticas dos psicólogos. 2015, São Paulo. Resumos... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie. p.49.

SARAIVA, L. F. O. Olhares em foco: tensionando silenciamentos. SOUZA, B. P. Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p.59-77.

SAVIANI, D. Educação socialista, pedagogia histórico-crí­tica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. 184p.

SAYíO, Y.; GUARIDO, R. L. Intervenção Psicológica em Creche. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. de (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p.83-91.

SILVA, N. M. A atuação do psicólogo nas equipes especializadas de apoio à aprendizagem. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Escolas para Todos: polí­ticas públicas e práticas dos psicólogos. 2015, São Paulo. Resumos... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie. p.15.

SOUZA, C. S.; RIBEIRO. M. J.; SILVA, S. M. C. A atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino. Psicologia Escolar e Educacional. v.15, n.1, p. 53-61, 2011.

SOUZA, M. P. R. et al. Atuação do psicólogo na educação: o que pensam pesquisadores brasileiros sobre o tema. In: SOUZA, M. P. R.; SILVA, S. M. C.; YAMAMOTO, K. (Org.). Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia (MG): Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU), 2014a. p.13-32.

SOUZA, M. P. R.; SILVA, S. M. C.; YAMAMOTO, K. (Org.). Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia (MG): Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU), 2014b. 318p.

SOUZA, M. P. R.; YAMAMOTO, K.; GALAFASSI, C. Atuação do psicólogo na rede pública de Educação em sete estados brasileiros: caracterização, práticas e concepções. In: SOUZA, M. P. R.; SILVA, S. M. C.; YAMAMOTO, K. (Org.). Atuação do psicólogo na educação básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia (MG): Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU), 2014c. p.223-253.

SOUZA, M. P. R. Problemas de Aprendizagem ou problemas de Escolarização? In: SILVA, D. J.; LIBÓRIO, R. M. C. (Org.). Valores, preconceito e práticas educativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p.49-55.

SPAZZIANI, M. L.; COLLARES, C. A. L. Conhecimento cientí­fico, medicalização e os saberes escolares em saúde. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SíO PAULO (CRPSP); Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: Conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indiví­duos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2010. 258p.

TANAMACHI, E. R.; MEIRA, M. E. M. A atuação do Psicólogo como Expressão do Pensamento Crí­tico em Psicologia e Educação. In: MEIRA, M. E. M.; TANAMACHI, E. R. Psicologia escolar: Práticas crí­ticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003. p.11-62.

ZIBETTI, M. L. T.; SOUZA, F. L. F.; QUEIRÓZ, K. J. M. Quando a escola ocorre à psicologia: mecanismos de produção, encaminhamento e atendimento à queixa na alfabetização. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.10, n.2, p.490-506, 2010.

Downloads

Publicado

2016-11-08

Edição

Seção

MULTIDISCIPLINAR