O USO DAS TICS E OS DESAFIOS PARA SUA UTILIZAÇíO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORA CORALINA NA CIDADE DE ARIQUEMES-RO
Resumo
O presente estudo tem por base conhecer a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, nos contextos educativo/pedagógico, pelos professores do Ensino Médio Regular na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina no município de Ariquemes Estado de Rondônia e qual a visão que estes fazem de tal utilização, bem como os possíveis fatores que possam contribuir para maximização ou não do seu uso. O propósito é demonstrar o envolvimento dos professores com relação as TIC’s e os principais obstáculos encontrado nesta escola mesmo sabendo que a educação passa por um processo ininterrupto e irreversível dos usos das tecnologias como ferramentas indispensáveis para o processo ensino aprendizagem, tanto para os professores, profissionais e alunos, dentre outras prováveis interferências diversas podem existir e que podem ser motivos de análise por parte desta pesquisa. Este trabalho faz-se por intermédio de pesquisa bibliográfica, pesquisa in Loco, envolvendo questionários e entrevista direcionada ao corpo docente do ensino médio da referida escola. No entanto, a inserção de novos métodos pedagógicos baseados nas novas tecnologias nem sempre tem auxiliado a efetivar um bom resultado no processo de ensino-aprendizagem. Mesmo assim, o uso dos recursos tecnológicos por parte dos diversos atores inseridos neste contexto, torna-se indispensáveis em especial para os profissionais docentes da referida escola para que possamos entender e analisar o grau de envolvimento dos referidos profissionais. Será que este docentes estão motivados a utilizar as diversas tecnologias da escola? Quais são seus principais obstáculos para utilizá-las? Estão dispostos a participar das capacitações? O que reconhecem como principais obstáculos? Estes foram alguns tópicos que nortearam este trabalho. Neste sentido, pudemos observar com esta pesquisa que na referida escola existem ainda muitos obstáculos a serem superados, senão a serem trabalhados de forma adequada para que aumente o interesse, dos profissionais docentes.Publicado
2014-10-10
Edição
Seção
ARTIGOS GERAIS